quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Improviso

Ola pessoal!!! Hoje vamos falar sobre o IMPROVISO, quem nunca improviso seja na vida real ou em um teatro??? Fui procurar no nosso amigo dicionário para saber o seu significado encontrei o seguinte Fazer, arranjar, inventar ou preparar às pressas, de repente. E quando vamos precisar improvisar ? Quando algo que foi planejado não sai como se espera, você esta no meio da apresentação ai percebe que algo esta errado não vai poder deixar o publico percebe também, então é preciso improvisar, ai você tem que usar sua a imaginação pois quando você consegue perceber o erro, você tem que ter alguma idéia imediata para escondê-lo da platéia. Essa solução tem que surgir de uma forma convincente e correta tem que usar a espontaneidade pois após você ter uma idéia de como concertar o erro, você tem que colocá-la em prática. Mas tem que ser de forma rápida e segura, continuando com emoções e sentimentos da cena que se passa ou dos personagens que estão em cena na hora que alguma coisa dá errado, NÃO PODEM SER PERDIDAS DE JEITO NENHUM. Na improvisação você não se preocupa apenas com o seu texto, mas também tem que manter o acontecimento da cena suficientemente bem para não sair do personagem e evidenciar o erro.
O grupo também precisa estar em sintonia, pois é preciso saber quando se esta improvisando, para dar continuidade ou para voltar no que já havia ensaiado... Se você errar não se desespere, não tenha medo de improvisar, abuse da sua criatividade, concerte a cena com naturalidade, afinal ninguém saberá que não é aquilo que tinha que acontecer pois só você e as pessoas que fazem parte do grupo conhecem o teatro. Faça jogos de improvisos com seu grupo é bom para estimular a imaginação, e o cérebro para tomar atitudes rápidas e inteligentes, alguns jogos que podem ser feitos:
Cada ator do grupo pega um pedaço de papel no qual escreve uma fala simples do diálogo, jogando-a depois dentro de um chapéu. Antes de iniciar a cena, um dos atores pega uma das falas que está no chapéu, devendo incorporá-la à mesma. Ele deve construir o enredo da cena de modo que a fala do diálogo se encaixe na história sem emendas. De fato, deve ser difícil para o público adivinhar qual era a fala oculta de diálogo. O outro ator, mesmo não sabendo o conteúdo da fala oculta, deve atuar em conjunto com o colega a fim de criar a história na direção para a qual ele a estiver conduzindo. Para tomar este exercício mais desafiador, mande ambos os atores pegarem um pedaço de papel e atuarem juntos no sentido de ajudar um ao outro a emitir discretamente suas falas. Também pode se utilizar de jogos como o troca, só perguntas entre outros. Assistam também é tudo improviso, é muito legal e da para aprender bastante...

Bjs

T+++

Nenhum comentário:

Postar um comentário