segunda-feira, 5 de setembro de 2011

#Santidade

Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor. [Hebreus 12.14]
Nos dias de hoje, a grande "moda" entre os cristãos é usar a santidade como apoio para praticar coisas que em geral não dão um bom testemunho de Cristo através delas, frases de efeito como:
A santidade não está na roupa que eu uso;
A santidade não está na música que eu ouço;
A santidade não está na maneira que eu falo;
A santidade não está na quantidade de cultos que eu frequento;
Enfim, muitos são os argumentos usados nesse aspecto, mais a pergunta que não quer calar é esta: Se a santidade não está em nenhum desses elementos da minha vida, então onde está a minha santidade?
Quando falamos sobre santificação, e a importância de manter-se puro e limpo diante de Deus na presença dos homens, uma série de opiniões aparecem na mente das pessoas sobre o que é santidade, pra que serve, e aonde ela está ativa na vida humana. Mas para entender tudo isso de uma forma clara, as nossas opiniões particulares não contam e não tem crédito diante de Deus, porque a santificação não é aquilo que eu acho que está certo ou errado, mais sim aquilo que Deus diz através da Sua palavra como um mandamento e não como opção ou sugestão.
Pensando nisso, nós queremos saber de você, o que entende por santificação, e onde ela deve estar ativa na sua vida diária. Comente neste post o seu conhecimento e logo mais estudaremos a luz da bíblia as verdades e mentiras relacionadas a santificação. Valeu!

15 comentários:

  1. Santificação é o mesmo que separação, sendo assim, ter uma vida de santidade é viver no mundo separado dele...

    ResponderExcluir
  2. A santificação tem que ser em todas as areas da minha vida, não tem como ser totalmente santificada se eu usar uma roupa a vacuo (mas alguem pode dizer mais o que importa é o meu coração e comunhão com Deus)mas quando veste uma roupa desses esta defraudando seu corpo e desperta cobiça de alguns homens podendo leva los a pecar... A santificação é busca diaria que temos q ter, como fazer para me santificar vivendo de acordo com a biblia, e buscando a Deus todos os dias...

    ResponderExcluir
  3. "Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus." (2 Coríntios 7:1)

    A Santidade não é apenas uma coisa a ser levada em algumas situações da nossa vida. Mas sim um ESTILO DE VIDA ! É importante que nós, Cristãos, que conhecemos a verdade do nosso Deus, estarmos nos santificando (Em corpo, alma e espírito)! ou Seja, nos afastando das coisas do mundo e vivendo na conduta que a Palavra de Deus nos apresenta. (:

    ResponderExcluir
  4. A Santidade na verdade nao está na nossa aparencia e nem no que fazemos,mas em nossa vida diária.Se usamos uma certa roupa ela nao irá te degrinir,mas você sendo um(a) crente consciente e sábio(a) nao usará uma roupa que você sabe que te deixa mais sensual e extravagante aos olhos dos HOMENS.Deste modo podemos entender que santidade nao está no decote da blusa,no detalhe menor do shortinho ou em qualquer outra coisa que você possa fazer,mas esta na verdade que você encara o mundo com o seu refletir,vendo se a roupa esta adequada para o seu uso ou nao.Assim seremos separados para cristo com a nossa SANTIDADE,vendo que nao é o decote da roupa que nos diz se somos santo ou nao,mas sim no testemunho que damos ao mundo sobre o nosso ser e parecer.

    ResponderExcluir
  5. A questão principal é não confundir religião com santidade. Depois de sua conversão verdadeira, é automático querer e buscar mudança em cima do Amor e não por doutrinas ou religiosidades. A Bíblia está ai pra todos, devemos buscar ali como nos santificar a cada dia.

    ResponderExcluir
  6. "segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor" (Hebreus 12:14)

    ~> nimguém pode ser cristão e desprezar a importância da santidade. Sem ela ninguém verá a Deus.

    Deus deseja a nossa santificação, nosso corpo deve servir para glorificar a Ele e não para fazer o que desagrada a Deus,devemos ter santidade sim em todas as coisas, vivendo comforme os ensinamentos do nosso Deus. =)

    ResponderExcluir
  7. santidade de Deus é o modelo que temos para a nossa vida. A Bíblia diz em 1 Pedro 1:15 “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em todo o vosso procedimento.” Santidade é um dom da graça de Deus.Deus deseja uma geração que seja exclusiva para si, separada para si, consagrada para si. E esse anseio do coração de Deus se revela em toda Bíblia. É um cuidado da parte de Deus com os seus escolhidos. (:

    ResponderExcluir
  8. Santidade é sim muito importante na minha vida e na vida de um Cristão o mais engraçado é que eu vejo a santidade como um conjunto de coisa que me deixa cada vez mais perto de Deus sabe por quer?Pense comigo...Para obter a santidade precisamos ter INTIMIDADE e nada mas é do que ter um relacionamento diário com Deus e isso é a coisa mais gostosa da vida,pois automaticamente você vai criando os mesmos gostos,pensar,agir,até mesmo o jeito de falar de Deus e dessa maneiras você saberá se portar diante das questões do dia a dia fazendo aquilo que o Senhor faria no seu lugar.A santificação pra mim é isso...
    Resumindo em poucas palavras...
    Um ESTILO de VIDA!!!!
    Que eu adotei para todo sempre...
    Amém.

    ResponderExcluir
  9. Santo, santo, santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória" (Isaías 6:3).
    a santidade é uma qualidade central de Deus. Ele não apenas decide o que é certo; ele mesmo é certo! Por exemplo, é impossível que Deus minta
    Deus ama a justiça. Salmo 24 mostra que Deus aceita os puros e justos. Pela santa natureza dele, não há outra possibilidade. "Porque a palavra do SENHOR é reta, e todo o seu proceder é fiel. Ele ama a justiça e o direito; a terra está cheia da bondade do SENHOR" (Salmo 33:4-5). Da mesma forma que ele ama os justos, ele rejeita a iniqüidade e os malfeitores.

    ResponderExcluir
  10. Santidade é ter em si atitudes que o façam distintos do mundo, é consagrar-se, santificar-se,separar-se é viver conforme templo de um Deus que é Santo! É imitá-LO pois Ele é Santo (I Pe 1:16), e asim as nossas atitudes, sentimentos, hábitos e pensamentos refletem aquilo que agrada aos olhis de Deus, a santidade!

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de fazer mais de uma postagem apresentando um estudo analítico sobre Santificar, tal como o sentido empregado em "santificado seja o teu nome", conforme segue:

    O termo santificar no hebraico é a palavra kadash (קדש), comumente no sentido de tornar puro, limpo, sem mácula, sem defeito, ou simplesmente como santo. Traduções corretas e precisas, porém, seu sentido é maior do que aparenta.

    Ocorre que santificação não se limita a nós frente ao Eterno, é claro que nossa consagração é importante, nosso quebrantamento é fundamental, contudo, quando falamos em santidade estamos falando de relacionamentos.

    ResponderExcluir
  12. Sim, amado leitor, tudo em nossa vida são relacionamentos. Temos limitado o nosso entendimento sobre relacionamento a pessoas, unicamente pessoas, entretanto, nos relacionamos com as mais diversificadas coisas, animais, objetos, ideias, ações, sentimentos.

    Relacionar está associado à ideia de arrolar, isto é, desenvolver uma “lista de prioridades”, uma hierarquia onde classificamos o que é ou não importante, e se for, qual o grau de importância deste. Dessa forma, não nos relacionamos unicamente com pessoas, pois temos outras prioridades, nossas comunidades, nossa vida secular, enfim, inúmeras coisas.
    Portanto, ao abordar a questão da santidade Yeshua estava trazendo luz sobre a necessidade de atentarmos para os nossos relacionamentos, quais tem sido as nossas prioridades e como temos agido para com os outros.

    Ao ser questionado sobre qual o maior mandamento da lei, Cristo respondeu exatamente sobre relacionamento: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mateus 22.37,39).
    Note, caro leitor, que relacionamento é o tema central desta resposta, tanto o relacionamento vertical (homem e Deus), quanto o relacionamento horizontal (homem-humanidade). Mas onde entra a santificação neste contexto?

    Santificar, além dos significados já apresentados, pode ser compreendido como: a) guardar; b) dedicar; c) preparar; e d) proclamar, com implicações voltadas ao relacionar horizontal e verticalmente.

    ResponderExcluir
  13. Guardar está associado à ideia de: “preservar o coração de toda espécie de idolatria (imundície), reverenciando unicamente ao Eterno de formar a manter a si mesmo puro”. Qualquer tipo de relacionamento em que Deus não esteja entronizado pode ser considerado como impuro, portanto, guardar o coração de todo tipo de ídolo — qualquer ser/coisa que deseje tirar nosso foco do Senhor — é a primeira forma de santificar.

    Ao falar em dedicar, muitos associam o termo à ideia de servir, mas qual o sentido deste servir? Yeshua ao dizer “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração”, expressou a máxima da dedicação, entregar ao Senhor todo o coração é o verdadeiro dedicar.

    A interpretação da expressão “de todo o coração” trazida pelos nossos sábios, possui a ideia de servi-Lo com ambas as nossas inclinações, tanto a do bem, quando a do mal. Exatamente! Servir a Deus com ambas às inclinações. Quando dispomos nossa inclinação do mal ao serviço do Eterno, esta é transformada e nós temos uma identidade restaurada.

    “Uma pessoa santa dificilmente é pega desprevenida”, pois santidade também significa preparar. Quando nos entregamos unicamente ao Senhor, quando dedicamos nosso coração, nossas atitudes, forças, pensamentos, quando nos dedicamos totalmente ao Deus de Israel, as tentações, os demônios e as circunstâncias dificilmente nos atingirão, pois temos consciência do Deus o qual servimos e da Sua fidelidade, benção e proteção.

    O último sentido de santificar é proclamar. O sentido aqui não é de ir ao mundo e pregar o Evangelho, isto é imprescindível a Igreja, mas trata-se de tornar ao Senhor conhecido através do nosso testemunho. Nossa vida em integridade, justiça e honradez é a maior forma de proclamação sobre quem é Deus e sobre o Seu poderio.

    Cumprir estes princípios de santidade não é fácil, não se baseia em declarar “sou santo, Yeshua me santificou”, é evidente que Ele nos livra de toda a imundície do pecado, porém, a santificação é um processo o qual depende da nossa participação. Conforme a menção de Pedro “Está escrito: Sede santos, porque Eu Sou Santo” (1 Pedro 1.16).

    O Senhor não disse aqui “Eu vos santifico”, mas “sede santo” é necessária a nossa ação. É claro que enquanto permanecermos neste mundo físico onde somos cercados de ataques e tentações diariamente, atingir um padrão de santidade tal qual a do Eterno é algo dificílimo, porém, devemos almejar isto. Hoje devemos ser mais santos que ontem e menos santos que amanhã.

    ResponderExcluir
  14. Feita esta publicação analítica, gostaria de apresentar resumidamente uma consideração sobre santidade:

    1) Cristo é santidade
    2) Cristo vive em¹ mim
    3) Santidade vive em mim
    ¹No sentido de: "dentro de"

    ---------------

    Santidade não se trata de "estilo", não se refere a algo externo, mas sim interno, trata-se de "essencia".

    Não são nossos atos que definem a santidade, mas sim o interior restaurado. Quando nossa essencia é transformada, nossos atos, pensamentos e vivencia torna-se santificada.

    A verdadeira questão é: como transforma o interior? Como transformar a essencia?

    Algumas sugestões para reflexão:
    1) Hebreus 4.12
    2) Oséias 4.6
    3) Proverbios 19.16

    ResponderExcluir
  15. Por que ser santo?(santo significa_ser separado)
    Por que o Espírito Santo é santo,Deus é santo(sede santo,porque eu sou santo 1Pedro 1:16)
    o nome já diz Espírito Santo.Também por que sem santidade ninguém verá a Deus.
    Santidade é um estilo de vida do cristão.
    Não somos perfeitos,mas Jesus foi era e sempre será o maior exemplo de que dá pra viver neste mundo e não ser dele,Ele é o maior exemplo de que podemos vencer as tentações da carne,do mundo e do inimigo.
    Eu quero a cada dia ser parecido com Jesus meu maior exemplo de santidade.
    Então quem ta comigo nessa?

    ResponderExcluir