Ola pessoal, hoje vou colocar uma aula da Apostila do Encena escrita pelo Johny.
Bom, essa aula dará algumas dicas de como elaborar uma boa criação de espetáculos sem precisar copiar idéias já existentes, o que torna o seu trabalho original, inovador e revolucionário.
1 Comece e termine orando: um bom novo trabalho, começa em Deus e acaba com a aprovação Dele, então ore e peça ao Espirito Santo pra colocar idéias novas em sua mente, e não se preocupe ; Ele jamais vai ficar sem novas idéias. seguindo então a orientação dele comece a elaborar o trabalho, e quando terminar mostre e conte a Ele tudo o que fez e pergunte se está tudo aprovado.
2 busque inspiração em situações comuns relacionados ao tema proposto: Uma boa forma de se ter um trabalho original é observando e pesquisando coisas que estão relacionadas ao tema do espetáculo, por exemplo: Um tema baseado em drogas para menores - Observe o comportamento dos drogados, olhe a reação daqueles que passam perto deles, depois talvez você possa criar uma história infantil de um cigarro que era mal visto pelos lábios de uma pessoa.
3. Fantasie, escreva muito e não use quase nada: Uma das principais maneiras de fazer uma boa criação é deixando a criatividade acontecer o tempo todo, "viaje" muito, invente coisas que não existam, seja meio lunático, use coerência, separe as idéias boas das ruins, escreva as boas e partir delas, escolhas apenas uma e destrinche todo aquele assunto (Nota: as vezes um pelo de cabra tenha mais conteúdo do que um parque de diversão)
4. Tenha bons conselheiros: Não trabalhe sozinho, mesmo que a função de criador, dramaturgo seja sua, você não precisa pensar e fazer tudo sozinho, tenha sempre bons conselheiros em sua equipe que possam te ajudar a trabalhar a ideia central de uma forma racional, inteligente, criativa e artística.
5. tenha boas referências: Não é porque você quer criar algo novo que precise ignorar o antigo, ter boas referências de atores, músicos, dançarinos, não vai apagar o brilho do seu trabalho, pois embora encontre inspiração nesses profissionais, o seu trabalho é completamente diferente do trabalho dele, a sua ideia é pau e a dele é elástico, mais se usar a linha de raciocínio do elástico, o seu pau pode se transforma num belo estilingue, o que iria muito além do elástico ou do pau isolado.
Fiquem com Deus...