Vamos começar do ponto de partida principal - A Bíblia. A bíblia diz que toda a arte foi feita para o louvor e glória do nome do Senhor, Deus é o Criador e na coroa da sua criação (o homem), Ele colocou o poder de criar (Gênesis 2.19). Veja que Deus não interferiu em nada nos nomes que Adão colocou em cada animal do planeta, ou seja ali Deus estava avaliando a capacidade humana de criação, e o homem saiu aprovado já que nenhum nome foi modificado.
Além disso a arte humana também foi demonstrada na engenharia de máquinas, ferramentas e instrumentos, na fabricação de roupas, na culinária nos esportes, na música, na ciência e milhares de outras coisas que foram feitas sem a intervenção divina, ou seja tudo criação da mente humana.
Pensando assim, é correto afirmar que a arte secular não é ruim, é boa, foi Deus quem deu essa capacidade ao homem, portanto é errado deixarmos de aprender artes no meio secular porque achamos que está errado conhecer coisas que não estão relacionadas com o Senhor, o que aconteceu na verdade é que o diabo (que não tem a capacidade de criar), inverteu os valores de muitas coisas relacionadas as artes, o que fez com que elas ficassem deturpadas e escandalizadas, mais isso não tem nada a ver com a capacidade humana que Deus deu ao homem, e se nós realmente queremos restaurar todo o tipo de arte pro Senhor, precisamos aprender tudo o que pudermos sobre ela, e muitas vezes pra se fazer isso será preciso estar no meio secular(ou seja aprender lá dentro).
Então, qual é a diferença entre a arte secular e a arte cristã? A arte cristã carrega um peso maior sobre si - A unção! Podemos ver essa realidade estampada sobre a vida de Davi, ele sempre foi músico, e fazia essa arte muito bem com sua capacidade humana, mais depois que ele recebeu a unção que o levaria mais adiante até o trono, ele começou a tocar ainda com mais excelência do que tocava antes, prova disso é que quando Saul ficava atormentado por um espírito maligno, somente Davi conseguia acalmá-lo, quando tocava para o rei (1 Samuel 16.23).
Nós temos essa unção, nós podemos criar e fazer artes que transformam vidas, mais não basta a unção, é preciso técnica, Deus trabalha em parceria com o homem, existe um equilíbrio nisso, então é preciso sim, ter a unção que nos capacita a fazer coisas incríveis, mais também é extremamente nescessário ter um preparo adequado aquilo que vamos desenvolver, tanto a Arte(secular) e a Arte(cristã), devem estar em harmonia para que possamos fazer um trabalho que gere ótimos resultados para o reino e para a platéia.