segunda-feira, 17 de janeiro de 2011


Porque os filhos de Deus são guiados pelo Espírito de Deus (Romanos 8:14)

Esse verso já expressa claramente o título deste post: Você não está autorizado a andar sozinho!
Muitas vezes, enquanto nos lembramos do nosso passado e fazemos uma comparação com o que somos hoje, ou seja com tudo aquilo que Deus fez por nós, e nos deparamos com uma maturidade que antes não tinhamos, vemos o quanto éramos tolos e fracos no passado, e o quanto estamos sábios e ficando fortes a cada dia que se segue, e realmente isso é algo muito bom. Mas um problema que pode ocorrer conosco, é algo que infelizmente o ser humano tem grande tendência em fazer: Achar-se auto-suficiente, e se esquecer da onde é que veio o seu crescimento. E por conta disso, chegamos até a pensar que o Espírito Santo já não é nescessário em nossas vidas, porque vamos na ilusão de que "Agora eu consigo andar sozinho" - Grande tolice a nossa.
A bíblia diz que foi pra isso que o Senhor Jesus nos deixou o Espírito Santo (João 14. 16-17) , Ele sabia que sozinhos nós nunca conseguiríamos nem se quer dar uma leve piscada d' olhos, quanto menos comandar toda uma vida.
O Espírito Santo é nosso guia (Romanos 8.14), é Ele quem nos mostra o caminho certo a seguir, é aquela sensação que geralmente ninguém consegue explicar mais está sempre alerta dentro de nós e nos serve como bússula, tanto pra tomarmos grandes e importantes decisões, quanto pra pequenas escolhas que temos que fazer todos os dias.
Não podemos nos enganar, ainda que nos achemos mais maduros, mais sensatos e mais íntegros diante de Deus e dos homens, nós nunca vamos ser capazes de andar sem o Espírito Santo, temos que aprender a entender que quanto mais crescemos, mais dependentes Dele nós precisamos ser e não o contrário, porque é Ele mesmo quem nos faz crescer, e se deixarmos de tomar nossa "vitamina espiritual" todos os dias vamos começar enfraquecer e logo estaremos mortos.
Moisés sabia disso, e conduzia o povo através da presença de Deus, a nuvem da shekinah de Deus pairava sobre os ares do acampamento de Israel no meio do deserto, quando a nuvem se levantava no céu, Moisés e todo o povo sabia: É hora de partir, quando a nuvem parava e descia ao tabernáculo - A hora era de parar e montar o acampamento. (Números 9.17).

Quando a nuvem descia, ela descia sobre a arca da aliança que ficava no último compartimento do tabernáculo - O santo dos santos.
A arca da aliança é uma figura de Jesus Cristo no meio do seu povo, e a nuvem da shekinah é figura do Espírito Santo, ou seja esses dois símbolos proféticos representavam a presença de Deus no meio da congregação.
Moisés sabia que só poderia seguir em frente no meio daquele deserto se Deus estivesse a frente do seu povo, ele não deixaria de caminhar se alguém não quisesse andar com ele, mais não moveria um dedo se a nuvem não se levantasse de sobre o arraial, e foi isso que ele declarou a Hobabe que serviria de grande ajuda ao povo de Israel, mais ele sabia que não havia melhor ajuda do que da presença de Deus, por isso partiu. (Números 10.29-33).
Da mesma maneira nós devemos depender somente Dele pra qualquer coisa, sem se esquecer é claro que Deus trabalha com o equilíbrio, e nós temos a nossa parte na história, Deus quer dependamos Dele sim, mais também é desejo do Pai que façamos a nossa parte, porque Deus não moverá um dedo naquilo que cabe a nós fazermos, mais moverá todo o céu naquilo que pra nós é impossível, Ele trabalha em cooperação com seus filhos, como vimos antes, o Espírito Santo é nosso guia, mais somos nós que devemos andar pelo caminho que Ele tem traçado.
O futuro pra nós é incerto, e o próximo minuto já é o futuro, se vamos chegar até lá, cabe somente ao Espírito Santo dizer, somos dependentes Dele para o que vem a frente, mais o nosso agora o presente deve ser banhado pela presença de Deus, assim como aquela nuvem que guiava o povo trazia sombra durante o dia , e coluna de fogo durante a noite, Deus quer trazer sobre as nossas vidas o descanço e proteção pra todos aqueles que estiverem sob a sombra do Onipotente (Salmo 91.1), e também direção no meio da noite através da Sua palavra que é luz para o caminho (Salmo 119.105).
Então que nós possamos ser guiados pela nuvem que tem nome de gente - o Espírito Santo, e que nunca mais deixemos de acordar e não dizer obrigado, porque é Ele quem nos tem guardado em vida e garantido a nossa PROTEÇÃO, PROVISÃO E DIREÇÃO, e que nunca mais queiramos andar sozinhos, porque o Espírito Santo tem ciúmes de nós e não vai permitir que vivamos longe do Seu amor e da Sua graça. Aleluia, Ele é maravilhoso e esta conosco para Sempre.