Desde quando nós aceitamos a Cristo como nosso salvador, o nosso coração foi completamente restaurado, ele já é justo e já é santo, não há mais porque se preocupar com ele no sentido de converte-lo pro Senhor. Mas a obra de redenção não para por aí, a nossa mente está num processo continuo de santificação no qual todos os dias nós temos que nos transformar pela renovação do nosso entendimento (Romanos 12.2)
E pra que essa renovação seja possível, é preciso que nós estejamos espertos contra as armadilhas que nos esperam todos os dias dentro da nossa caixa craniana.
Davi sabia disso, por isso não temeu o gigante Golias, que estava o tempo todo atacando não o corpo do exército hebreu, mais a mente deles com os seus insultos e itimidações, que provocavam no povo um medo assustador e uma tremenda covardia, mais o pequeno Davi colocou a sua mente no lugar certo, e percebeu que o gigante era na verdade um anão diante da grandeza de Deus que estava com ele (1Samuel 17)
Vendo este texto podemos perceber que o grande problema está na verdade no padrão de pensamento que uma pessoa pode ter, que pode tanto leva-la a honra quanto ao fracasso.
Tudo começa na mente - a pressão que te impulsiona a pecar não vem das circunstâncias ao seu redor, mais está dentro da sua cabeça, por isso que é tão importante tomarmos cuidado com aquilo que entra nela, as influências que deixamos fazer parte dos nossos pensamentos, pra que ela não se torne tão contaminada e acabe virando um tormento vicioso pra nós, que ao invés de trazer benção, ela só atrai maldição e sentimento de culpa.
Mais como aprender a dominar a minha mente se eu mal consigo entende-la? - A obra de santificação mental não funciona com a força do nosso braço, ela depende exclusivamente do Espírito Santo, é Ele quem faz tudo acontecer da melhor maneira, o nosso papel é primeiro querer que Ele faça isso e confiar que Ele realmente está fazendo, depois através da palavra nós vamos nos orientando e entendo o que devemos fazer, e com isso nós RENOVAMOS NOSSA MENTE todos os dias.
Mais e se eu errar? - A primeira coisa a se fazer é se arrepender e pedir perdão e acima de tudo, não desistir de acertar, porque se é o Espírito Santo que nos faz acertar, então se nós persistimos Ele vai fazer a coisa dar certo, basta acreditarmos.
A mente é o nosso maior campo de batalha, mais se assim como Davi, nós aprendermos a olhar o gigante como um anão, com certeza a vitória contra a nossa própria cabeça já está ganha, e assim como Davi poderemos ver a honra de Deus sobre nós, porque aprendemos a dominar o pior monstro da nossa vida - a nossa mente !