quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Faça valer sua opinião # 3

Bom dia, boa tarde ou boa noite, hoje vamos continuar a campanha FAÇA VALER SUA OPINIÃO, e as dúvidas enviadas pelo Eric serão saciadas com este estudo muito legal que a Bianca preparou pra nós, então fiquem a vontade pra continuar enviando suas idéias e FAÇA VALER A SUA OPINIÃO!

Olá pessoal, antes de começar a responder as perguntas gostaria de fazer algumas considerações importantes sobre o teatro evangélico. Podemos nos perguntar qual é a diferença entre um teatro secular e um evangélico? E a resposta é fácil – Jesus! Também é preciso entender que em num teatro evangélico a mensagem não pode ser passada com interferências ou de qualquer jeito, ela tem que ser Espiritual, ungida e nítida.

Espiritual: Como encenar sobre Jesus se não estamos em comunhão com ele? É preciso ter intimidade, gastar tempo, ficar no secreto com Deus(como vimos no post O esconderijo do altíssimo).

Unção ou grupo: Nenhum trabalho é feito sozinho, Deus “ordena a benção” onde há união e concordância. A união do grupo é um fator muito importante pois se você não esta bem com alguém pode estar abrindo uma brecha, e na hora de ministrar isso pode até transparecer.(Sl 133: 1 e 3b)

Nitidez ou técnica: É preciso transmitir a mensagem de forma clara, sabendo qual a mensagem que será passada, de que forma passar, pois quando não se sabe o que fazer , se começar a inventar pode até ser engraçado, mas com o tempo as pessoas perceberam que você não sabe o que está fazendo.

Agora vamos as perguntas:

-Que papeis são legais interpretar e quais não são? -Personagens pagãos podem ser utilizados em teatros evangélicos? -Se sim com que foco?-Ha possibilidade de escandalizar em uma comunidade e em outra não?

Não existem papeis certos ou errados, pois teatro é um espaço onde as pessoas se vêem retratadas, como alcançar um drogado, uma prostituta ou um bêbado, se eles não se identificarem com o personagem? Mas é preciso tomar muito cuidado para não escandalizarmos os papeis, e se escandalizar também, por exemplo, quando uma menina faz o papel de prostituta ela tem que tomar cuidado pra não se vulgarizar e não sair fora da realidade, a mesma coisa quando um menino faz o papel de garoto de programa ou homossexual, é preciso tomar muito cuidado para não banalizar e é sempre bom pesquisar o papel antes, para saber como interpreta-lo.

Quando um papel polêmico ou não-polêmico é realizado é preciso maturidade do grupo pra não fazer qualquer tipo de gozação, ou apelidinho, como por exemplo ficar chamando-o pelo nome do personagem, e/ou inventando brincadeirinhas, etc. (somos um grupo e é preciso ter união, como diz em em Isaías 41:6 - A Bíblia diz que um ou outro ajudou, e ao seu companheiro disse: esforça-te. O princípio da ajuda mútua é justamente isto, ajudar seu companheiro ao invés de depreciá-lo.)É preciso ajudar a pessoa que vai fazer determinado papel polêmico pois não é fácil pra ele fazer um papel que pode expô-lo. Todos os papeis feitos devem ser com o objetivo de mostrar a realidade e não de escandalizar ou julgar o personagem representado. Sempre que ministrar uma peça é preciso pesquisar para quem, onde e qual a mensagem pretende ser passada, não se pode apresentar o mesmo teatro para um grupo de drogados e para um grupo de crianças.

Agora vamos para ultima pergunta (já estou acabando falta pouco agora! continue lendo rsr.)

Quando um papel polêmico for feito, o que fazer para não ter brechas?

Bom vão 4 dicas importantes que são fundamentais para não abrirmos brechas (servem tanto para papeis difíceis e polêmicos ou não).

Pedir perdão ou se concertar com Deus– Tem algo errado em sua vida? Você tem ainda aquele pecado que já virou estimação? Ainda não consegue pedir perdão ou arrancar aquela magoa que te consome? Bom agora é o momento de confessar, pedir perdão e ajuda do Espirito Santo para aprofundar seu relacionamento com Deus.

Ore – Dependemos de Deus em tudo, desde a vida de cada integrante, até a vida de quem esta assistindo. Tudo depende da benção de Deus e nós dEle. (Jo 15:5).

Jejue – Através do jejum você renuncia uma vontade lícita, demonstrando que valoriza mais o espiritual em detrimento do material. Não faça um jejum de qualquer jeito leiam Mt 6:16 – 18.

Leia a Bíblia – Se através da oração você fala com Deus, através da leitura bíblica você ouve Deus falar.

Um trabalho espiritual, se faz com pessoas espirituais, não negligencie a consagração, a oração, o jejum e a leitura bíblica, eles são necessários não apenas para quem trabalha na Obra de Deus, mas são fundamentais na vida de qualquer cristão.

Bom por enquanto é só , espero que isso ajude a esclarecer as duvidas, e gostaria de saber a opinião de vocês sobre os temas e as coisas abordas,se concordam ou discordam.

Bjs e até aproxima.......