sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

[Escolhendo repertório]

Bom dia, boa tarde ou boa noite, hoje vamos falar um pouquinho sobre música e como fazer um bom repertório seja pra tocar em banda, ou pra usar como trilha sonora de peças teatrais e etc.
Quando se fala em escolher uma boa música que se encaixe perfeitamente a idéia que queremos passar, é preciso atentar para primeiro: O tema proposto para o evento - O que faz a música ser o toque especial do trabalho é a conexão que ela tem com o tema proposto, por exemplo, não é aconselhável tocar uma música dançante quando a hora ali é de arrependimento, ou tocar uma música de comunhão num ambiente de guerra, é preciso estar atento e flexível para eventuais mudanças, por isso sempre ensaie ou prepare músicas além das que serão ministradas.
Outra coisa importante é seguir uma linha linear, ou seja meio que contar unica história usando cada canção como um pedaço dessa história, por exemplo se o tema do dia é comunhão com os irmãos, fica interessante colocar músicas que façam essa comunhão acontecer, músicas onde as pessoas possam interagir umas com as outras, por exemplo um repertório que funcionaria nesse caso seria - Diante de Ti, Celebre ao rei, Fogo consumidor, Deus deste lugar, etc.
E o último tópico que quero destacar fala sobre o modelo de adoração baseado nos três compartimentos do tabernáculo - O Átrio, o Lugar Santo e o Santo dos Santos.
O Átrio - O átrio é lugar de festa, de barulhos, de palmas, de dança, enfim cai muito bem começar com músicas dançantes e alegres, adentrando pelo tabernáculo do Senhor.
O Lugar santo - O lugar santo já fala sobre comunhão, sobre menos de mim e mais Dele, então iria bem canções que falem exatamente sobre isso: Comunhão, santificação e coisas assim.
O Santo dos santos - Aqui já não há mais aplausos, não há mais comunhão horizontal, aqui é tudo no vertical, é somente eu e Ele, então seriam músicas de entrega total, de paixão extrema pelo Senhor, onde tudo o que importa é Ele.
Depois de entendermos estas três realidades, já fica um pouco mais fácil de preparar um bom repertório que traga bons resultados ao trabalho que estamos desenvolvendo.
Recaptulando: 1º Identificar o tema, 2º Trabalhar numa linha linear, 3º Usar o método de adoração do tabernáculo - lembrando que essas dicas também servem pra se montar uma trilha sonora pra alguma peça teatral, a única diferença é que na maioria das vezes a trilha não tem letra, é apenas instrumental, mais as dicas são as mesmas, os sons emitidos pela trilha devem trazer a sensação da mensagem que queremos passar, usando os mesmos recursos de tema, de história e de tabernáculo (no caso o tabernáculo na trilha sonora é usado, mais ele é mais de acordo com a história da peça do que com as áreas de adoração em si).
Bom, espero que essas dicas possam ajudar vocês de alguma maneira, se houver alguma dúvida, comente-a, e nós responderemos com o maior prazer!
Até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário